Cobrança Rejeitada
Informa que a inserção da cobrança do mês referente foi rejeitada pela companhia de energia
Essa notificação é específica da companhia de energia CPFL. Ela indica que a inserção da cobrança na conta de energia do cliente, no mes referente, foi recusada. Isso pode ocorrer devido a irregularidades do cliente para com a CPFL.
Por via de regra, essa inclusão vai ser retentada até nós recebermos 3 retornos de recusa, seguidos. Após isso, o sistema para de tentar a inclusão da cobrança na conta do cliente, e notifica uma notificação de cancelamento no webhook cadastrado.
Ex de Fluxo de Cancelamento:
Fluxo de notificações, rejeitadas 3x seguidas, que gera cancelamento
Mes 1 - Cobrança Rejeitada (2024/03) - Notificado DECLINED_CHARGE
Mes 2 - Cobrança Rejeitada (2024/04) - Notificado DECLINED_CHARGE
Mes 3 - Cobrança Rejeitada (2024/05) - Notificado DECLINED_CHARGE
Mes 3 - Venda Cancelada - Notificado CANCELED_SALE
Fluxo de notificações, rejeitadas 2x seguidas, mas aprovado na 3 tentativa.
Mes 1 - Cobrança Rejeitada (2024/03) - Notificado DECLINED_CHARGE
Mes 2 - Cobrança Rejeitada (2024/04) - Notificado DECLINED_CHARGE
Mes 3 - Cobrança Aprovada (2024/05) - Notificado APPROVED_SALE
Schema notificação
O campo motive
nem sempre está presente, pois nem sempre o motivo é repassado para o Motor RCE.
{
"id": string,
"saleId": string,
"type": "DECLINED_CHARGE",
"isFee": boolean,
"eventDate": string,
"content": {
"motive": string, (OPCIONAL)
"referenceMonth": string (YYYY/MM)
}
}
Exemplo de notificação
{
"id": "b2554895-ce65-40f8-918a-fac64a3d8bd9",
"saleId": "34aa533e-8003-4deb-8624-fc12541ee0be",
"type": "DECLINED_CHARGE",
"eventDate": "2024-05-13T18:38:57.934Z",
"isFee": false,
"content": {
"motive": "Descrição do motivo",
"referenceMonth": "2024/04"
}
}