Retornos do Webhook
Cobrança Rejeitada

Cobrança Rejeitada

ℹ️

Informa que a inserção da cobrança do mês referente foi rejeitada pela companhia de energia

Essa notificação é específica da companhia de energia CPFL. Ela indica que a inserção da cobrança na conta de energia do cliente, no mes referente, foi recusada. Isso pode ocorrer devido a irregularidades do cliente para com a CPFL.

Por via de regra, essa inclusão vai ser retentada até nós recebermos 3 retornos de recusa, seguidos. Após isso, o sistema para de tentar a inclusão da cobrança na conta do cliente, e notifica uma notificação de cancelamento no webhook cadastrado.

Ex de Fluxo de Cancelamento:

ℹ️

Fluxo de notificações, rejeitadas 3x seguidas, que gera cancelamento

Mes 1 - Cobrança Rejeitada (2024/03) - Notificado DECLINED_CHARGE

Mes 2 - Cobrança Rejeitada (2024/04) - Notificado DECLINED_CHARGE

Mes 3 - Cobrança Rejeitada (2024/05) - Notificado DECLINED_CHARGE

Mes 3 - Venda Cancelada - Notificado CANCELED_SALE

ℹ️

Fluxo de notificações, rejeitadas 2x seguidas, mas aprovado na 3 tentativa.

Mes 1 - Cobrança Rejeitada (2024/03) - Notificado DECLINED_CHARGE

Mes 2 - Cobrança Rejeitada (2024/04) - Notificado DECLINED_CHARGE

Mes 3 - Cobrança Aprovada (2024/05) - Notificado APPROVED_SALE

Schema notificação

O campo motive nem sempre está presente, pois nem sempre o motivo é repassado para o Motor RCE.

{
  "id": string,
  "saleId": string,
  "type": "DECLINED_CHARGE",
  "isFee": boolean,
  "eventDate": string,
  "content": {
    "motive": string, (OPCIONAL)
    "referenceMonth": string (YYYY/MM)
  }
}

Exemplo de notificação

{
  "id": "b2554895-ce65-40f8-918a-fac64a3d8bd9",
  "saleId": "34aa533e-8003-4deb-8624-fc12541ee0be",
  "type": "DECLINED_CHARGE",
  "eventDate": "2024-05-13T18:38:57.934Z",
  "isFee": false,
  "content": {
    "motive": "Descrição do motivo",
    "referenceMonth": "2024/04"
  }
}